sábado, 18 de abril de 2015

  Ecologia, sustentabilidade e meio ambiente, são temas atuais e importantes para nosso tempo. Alguns livros são de grande importância para um entendimento mais aprofundado sobre tais temas, dentre eles temos “A Teia da Vida” do físico austríaco Fritjof Capra.
   Capra escreveu vários livros, traduzido para vários idiomas, fazendo um paralelo entre a física moderna  e as filosofias e pensamentos orientais  tradicionais, como o taoísmo, o Budismo e o Hinduismo.
    Em seus livros, Capra compara o  pensamento cartesiano, reducionista, modelo para o método científico desenvolvido nos últimos  séculos, e o paradigma emergente do século XX,  holista ou sistêmico, em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a Biologia, a Psicologia e a Economia.
    A Teia da Vida, livro de 1996, apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vida e abre caminho para a autêntica interdisciplinaridade. As descobertas citadas por Capra confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e proporcionam uma nova base para políticas ecológicas que nos permitam pensar em construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Processo de Formação de Professores  e o Ensino de Química João Crispim Victorio [i]        Tomando por base a existência de um cont...